Prime Contabilidade

Banco Central diz que WhatsApp Pay começará a operar em breve no Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o WhatsApp vai operar serviços de pagamento – envio e recebimento de dinheiro – no Brasil. A data ainda não foi estipulada pelo órgão, mas a fala de Campos Neto, dada em entrevista coletiva no último dia 16 de novembro, já é um alento, pois significa que a licença para o WhatsApp Pay ser utilizado no país deve sair muito em breve.

Vale ressaltar que o serviço foi lançado no último mês de junho. No entanto, à época, o BC suspendeu as operações para avaliar o nível de privacidade do WhatsApp Pay, bem como, outras opções no mercado.

Inclusive, mesmo com a confirmação de que a ferramenta funcionará em breve no Brasil, o Banco Central destacou que mantém conversas com outras gigantes tecnológicas que disponibilizam serviços similares. Uma dessas empresas que dialogam com o BC é o Google.

Fases de implementação do WhatsApp Pay

Em um primeiro momento, o WhatsApp Pay funcionará apenas na modalidade P2P (peer to peer), ou seja, de pessoas físicas para pessoas físicas. Depois, o serviço terá mais uma opção: o P2M (person to merchant), que possibilitará transferências entre pessoas e empresas.

A ideia do serviço é facilitar transações econômicas no país, assim como aconteceu com o Pix, modalidade de transferências e pagamentos que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. O Pix passou a funcionar recentemente e explicamos a sua operação em outro texto publicado neste blog.

Por falar nesta modalidade, João Manoel Pinho de Mello, diretor do BC, afirmou que o WhatsApp Pay mostra que a agenda do órgão não funciona apenas em função do Pix, que é o serviço mais divulgado nos últimos meses. “Trabalhamos pelo fomento à eficiência dos meios de pagamentos no Brasil”, disse.

Quer saber mais sobre o Pix, o WhatsApp Pay e outros métodos de transferências e pagamentos existentes em nosso país? Converse com a Prime Contabilidade, descomplique a realização de suas operações financeiras e tenha mais agilidade em seu cotidiano!

Compartilhar