Prime Contabilidade

BNDES Crédito Pequenas Empresas: saiba como solicitar benefício

A economia brasileira é comandada pelas micro, pequenas e médias empresas. Elas são responsáveis por mais de 90% dos empregos gerados no país. No entanto, assim como quaisquer negócios, tais empresas foram afetadas pela pandemia de coronavírus. 

Desta forma, é natural que empreendedores ainda estejam sofrendo para manter as portas abertas e as contas em dia. Diante de tal cenário, o programa BNDES Crédito Pequenas Empresas pode ser uma solução. 

Criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa é destinado para disponibilizar empréstimos a micro, pequenas e médias empresas, bem empresários individuais.

Quem pode solicitar o BNDES Crédito Pequenas Empresas ? 

-Micro e pequenas empresas e empresários individuais;

-Médias empresas com faturamento até R$ 90 milhões*

* Quando a empresa (beneficiária final) integrar um grupo econômico, a classificação do porte deverá considerar o faturamento consolidado do grupo.

Como solicitar o benefício? 

De acordo com o próprio BNDES, “se você é um micro, pequeno ou médio empresário, pode enviar a  sua solicitação pelo Canal MPME. Ou se dirigir a uma instituição financeira credenciada de sua preferência”. 

O que pode ser financiado? 

Empréstimo visando à manutenção e/ou à geração de empregos, no limite de R$ 10 milhões por ano.

Vale ressaltar que os recursos disponibilizados pelo BNDES são destinados ao apoio às empresas em todas as suas necessidades. Inclusive, não há a necessidade de comprovar a sua utilização. 

Porém, o BNDES destaca que a operação será concretizada por intermédio de um Agente Financeiro que, provavelmente, buscará informações adicionais sobre a finalidade dos recursos.

Outro ponto importante a ser salientado é que o BNDES não veda a concessão do financiamento a clientes em recuperação judicial. Afinal, como ficou claro anteriormente, a linha BNDES Crédito Pequenas Empresas é uma linha indireta, ou seja, os recursos do BNDES são repassados pelos Agentes Financeiros Credenciados. Neste caso, cabe ao agente avaliar eventuais riscos quanto à capacidade de pagamento de uma empresa nessa situação.

Para mais informações, acesse https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/BNDES-Crédito-Pequenas-Empresas ou consulte a equipe da Prime Contabilidade!