Prime Contabilidade

IMPOSTO DE RENDA: Teve seu salário reduzido na pandemia? Veja como declarar a ajuda do governo

Uma das medidas do governo federal para ajudar economicamente pessoas físicas e jurídicas, durante a pandemia de coronavírus, foi a instituição do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Este benefício, em outras palavras, é o complemento que o governo concedeu aos trabalhadores que tiveram suas jornadas de trabalho e seus salários reduzidos por causa das restrições impostas no combate à Covid-19.

Desta forma, o empregador, num período de queda do faturamento, conseguiu reduzir seus gastos. Já o empregado pôde manter boa parte de seus rendimentos, preservando, mesmo que timidamente, o seu poder de consumo. Ou seja, o BEm foi bastante útil para a economia continuar girando em um cenário geral de dificuldades financeiras.

No entanto, agora, chegou a hora de declarar o Imposto de Renda (IR) e este benefício precisa ser declarado à Receita Federal do Brasil (RFB). Se você é um dos brasileiros que receberam o BEm, preste atenção neste texto da Prime Contabilidade, saiba como proceder na declaração e evite problemas com o Fisco.

Quem deve declarar e em qual parte da declaração entra o benefício?

Todas as pessoas que, somando o benefício do governo, receberam rendimentos superiores a R$ 28.559,70 ao longo de 2020.

Ainda de acordo com a RFB, o BEm é um rendimento tributável, ou seja, deve ser declarado na ficha dos “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. A fonte pagadora é o Ministério da Economia e o seu CNPJ é 00.394.460/0572-59.

Como saber o valor do BEm?

Há três maneiras para o contribuinte ter esta informação. A saber: consultar o empregador, acessar a Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo ou buscar tais dados no site do Ministério da Economia.

Como puderam perceber, o processo não é complicado, mas é preciso ficar atento e não deixar de declarar o benefício corretamente. Qualquer dúvida sobre o IR, a Prime Contabilidade está à disposição para fornecer quaisquer respostas!

Tags
Compartilhar