Prime Contabilidade

INSS: Benefício de aposentados pode aumentar; veja como pedir a revisão

Hoje, o texto da Prime Contabilidade é direcionado aos aposentados e pensionistas. Você já se perguntou se o valor recebido mensalmente, por meio do INSS, está correto? Caso entenda que o benefício esteja errado, há a possibilidade de pedir revisão e é sobre isso que vamos falar neste post.

Primeiro, é importante saber que para fazer os cálculos e identificar possíveis equívocos, o ideal é contar com a assessoria especializada de profissionais atuantes na área. A Prime Contabilidade está à disposição para sanar quaisquer dúvidas em relação ao tema.

Feito esse levantamento, o aposentado ou pensionista deve entrar no site Meu INSS ou no aplicativo, disponível para Android e iOS, e solicitar a revisão. Alguns documentos serão pedidos durante o processo: RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, a pessoa também terá que comprovar os erros nas informações disponíveis para o INSS.

Vamos citar um exemplo hipotético para ficar mais claro: suponha que você tenha trabalhado em uma empresa que não conste no cálculo da sua aposentadoria, gerando o pagamento de um valor menor do que o realmente devido. Neste caso, é necessário provar que, de fato, prestou serviços a esse CNPJ.

Somente assim, o INSS irá corrigir e aumentar o seu benefício. Isso vale também para comprovar o tempo de contribuição, casos de insalubridade ou ações trabalhistas que podem majorar o valor que o beneficiário tem a receber da autarquia. Prazo O aposentado ou pensionista possui o prazo de dez anos para solicitar a análise do benefício. Esse período começa a ser contabilizado no mês seguinte ao do primeiro pagamento.

Vale ressaltar também que, em caso de uma revisão favorável, o beneficiário terá direito à diferença referente ao período em que recebeu menos do que devia. A não ser que este tempo seja superior a cinco anos. Neste cenário, a pessoa vai receber o valor acumulado equivalente apenas à última meia década.

Para mais esclarecimentos sobre benefícios ou dúvidas tributárias, consulte a Prime Contabilidade por meio dos nossos canais de comunicação. Siga o escritório nas redes sociais e acompanhe semanalmente o nosso blog!

Tags
Compartilhar