Prime Contabilidade

Qual a diferença entre Eireli e Sociedade Limitada Unipessoal?

Quando um empreendedor decide investir na abertura de uma empresa, muitas dúvidas surgem na cabeça dele. E é normal que isso ocorra, pois o Brasil é um país bastante complexo neste sentido.

Por isso, nós, da Prime Contabilidade, semanalmente, publicamos textos em nosso blog para esclarecer alguns pontos importantes relacionados à gestão empresarial, de maneira geral. Hoje, o assunto é a classificação societária do seu negócio. Qual escolher: Eireli ou Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)? Entenda as diferenças entre as classificações e opte por aquele modelo que mais se adequa à sua realidade!

Por que escolher a Eireli?

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) é uma classificação societária na qual o empreendedor não necessita ter um sócio. Ainda tira o negócio da ilegalidade e protege o patrimônio pessoal do empresário, pois não o mistura com o da empresa.

Além disso, não há limite de faturamento. No entanto, para optar pelo Simples Nacional – regime tributário que une impostos municipais, estaduais e federais em uma única guia -, o empresário não pode ter um faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões.

A grande questão da Eireli é a exigência de um capital mínimo para a sua abertura: 100 salários-mínimos, que, hoje, equivalem a R$ 110 mil.

Por que escolher a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

A SLU é uma classificação societária muito parecida com a Eireli. Ambas não exigem que o empreendedor tenha um sócio, não possuem limite de faturamento anual, ao contrário do que acontece no caso do Microempreendedor Individual (MEI), e dão segurança jurídica ao empresário, pois separam o patrimônio pessoal do empresarial.

A diferença é a exigência do capital mínimo para a abertura. Na SLU, não há esta obrigatoriedade de 100 salários-mínimos.

Em outro post, dissemos que a SLU surgiu como uma “mistura” de outras classificações societárias, agregando vantagens de todas elas e desburocratizando o processo da abertura de uma empresa. A SLU é segura, ágil e proporciona liberdade ao empreendedor.

Agora que já conhece as diferenças, faça a sua escolha! E se ainda tiver perguntas, consulte a Prime Contabilidade pelos nossos canais de comunicação: telefone 55 (11) 3170-1313 e e-mail contato@prime-contabilidade.com. Estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas relacionadas à administração da sua empresa!