Prime Contabilidade

REFIS: nova renegociação de dívidas pode ser aprovada até o fim de maio

O governo federal e o Senado discutem um novo programa de renegociação de dívidas, chamado de Refis, que pode ser aprovado até o fim deste mês. Há algumas divergências entre a Casa Legislativa e o Ministério da Economia, mas, segundo especialistas, a tendência é que os seus representantes entrem em um acordo para aprovar o texto – mesmo que com alguns ajustes.

Tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), como o ministro da Economia, Paulo Guedes, concordam que as empresas necessitam deste auxílio para as atividades econômicas serem mantidas.

Guedes, no entanto, gostaria que o Refis entrasse na pauta da reforma tributária. Além disso, a sua equipe econômica teme que regras genéricas beneficiem empresas que não necessitam do Refis, o que prejudicaria ainda mais a arrecadação do governo federal.

Já Pacheco defende que o programa entre em vigor o quanto antes – até porque os contribuintes vêm sofrendo, há algum tempo, com os efeitos negativos gerados pela pandemia de coronavírus.

Mas afinal: O que é o Refis?

O programa de renegociação de dívidas com a Receita Federal é uma medida que visa a regularização da situação fiscal dos contribuintes brasileiros. Desta forma, além de os empresários manterem seus negócios ativos, sem restrições para atuar no mercado, o governo federal também recupera parte do valor que deixou de arrecadar anteriormente, gerando um alívio nos cofres públicos – também bastante afetados pelo surto de Covid-19.

Enquanto o Refis não entra na pauta do Senado, por causa destas pequenas divergências entre a Casa e o Ministério da Economia, o empreendedor pode – e deve – buscar outros caminhos para realizar uma gestão assertiva em sua empresa. Para tanto, nós, da Prime Contabilidade, estamos à disposição!

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do empreendedorismo e ter dicas de como administrar o seu negócio da melhor maneira possível? Acompanhe o nosso blog, siga o nosso escritório nas redes sociais e consulte a nossa equipe pelos canais de comunicação: (11) 3170-1313 ou contato@prime-contabilidade.com.

Tags
Compartilhar