Prime Contabilidade

WhatsApp: BC permite transferências bancárias pelo aplicativo

Para quem não conhece os serviços de um iniciador de pagamentos, como é o caso do Facebook Pay, entre as soluções proporcionadas está, por exemplo, a eliminação do uso do cartão de débito/crédito físico durante uma compra – algo recomendável em tempos de pandemia.

Mais uma notícia ótima aos contribuintes brasileiros. O Banco Central (BC) autorizou, na última terça-feira, 30 de março, que transferências bancárias sejam feitas por meio do WhatsApp. O aplicativo de troca de mensagens instantâneas está instalado em 99% dos celulares ativos no país, sendo que 93% da população brasileira o utilizam diariamente, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

De acordo com o BC e especialistas, o fato de a empresa Facebook Pay (lembrando que o Facebook e o WhatsApp pertencem ao mesmo grupo) ser aprovada como uma iniciadora de pagamentos, ou seja, estar apta a transferir valores entre duas instituições financeiras, a partir da autorização do usuário, promove rapidez, modernidade e redução de custos nas transações bancárias.

Vale ressaltar, no entanto, que a funcionalidade de realizar transferências pelo WhatsApp ainda não está disponível – leia mais abaixo o posicionamento da empresa. Isso deve acontecer em breve.

Sobre a novidade, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse: “Vejo um casamento entre mídia social e o mundo das finanças. Controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para a competição na sociedade”, destacou.

Já o WhatsApp, em nota oficial, pronunciou-se da seguinte forma: “Recebemos com muita satisfação a decisão do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível.

Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica. Compartilharemos mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no WhatsApp”, afirmou.

Iniciador de pagamentos

Para mais informações sobre métodos de pagamento e transferências bancárias, consulte a Prime Contabilidade por meio de nossos canais de comunicação: e-mail contato@prime-contabilidade.com ou telefone: (11) 3170-1313. Além disso, siga o nosso escritório nas redes sociais.

Tags
Compartilhar